Por que avaliar o NPS da minha empresa?

Você já conhece o NPS – Net Promoter Score, certo? Se não, clique aqui para entender o que é NPS neste artigo no qual explicamos tudo sobre a métrica.
Mas você já sabe o por que precisa saber o quanto seu cliente é fiel a sua marca?

Primeiro, ter essa informação pode te ajudar a preparar medidas preventivas com clientes neutros, que são clientes não fieis a sua marca, medidas para transformar clientes detratores, que são clientes que irão falar mal da sua marca e também manter a fidelização dos promotores.

Existem diversas metodologias e ferramentas para medição da satisfação e fidelidade de clientes, NPS é uma delas e listamos abaixo alguns motivos para utilizar esta ferramenta como seu principal indicador de lealdade e fidelidade.

 

Velocidade
A pesquisa de NPS, por ser baseada em uma pergunta, consegue rapidamente avaliar a satisfação do seu cliente, demorando apenas alguns segundos para ser respondida.

Imediatismo
Caso utilize uma ferramenta automatizada para a pesquisa, seu NPS pode ser obtido de forma online.  A resposta vem em tempo real e você consegue agilizar o tratamento dos clientes detratores, por exemplo.

Versátil
O NPS pode ser utilizado por grandes, médias ou pequenas empresas, de qualquer segmento ou setor. Por ser adaptável, ele permite a avaliação de diferentes setores, filiais, serviços diferenciados, etc.

Global
O indicador é utilizado por companhias do mundo inteiro, de diversos portes e algumas, inclusive, divulgam seus resultados, podendo nos comparar, obviamente com todo cuidado e analise prévia necessária, com NPS de grandes marcas como Apple, Google, Amazon, Mercedes-Benz, etc.

Grandes cases de sucesso
Empresas renomadas utilizam o NPS, como: Apple, Starbucks, Amazon, Netflix, entre outras. E por divulgarem seus resultados, é possível se inspirar nos cases de sucessos que são facilmente encontrados na internet.

Avalie sua concorrência através do NPS
Comparar o NPS de sua empresa com a dos seus concorrentes pode ser uma boa jogada se quiser ter uma visão externa de sua empresa quanto às outras do mesmo segmento.

Lucratividade
A lucratividade é uma consequência de uma boa experiência do consumidor. Empresas com alto NPS possuem maior lucratividade e crescimento futuro, medir seu NPS irá te posicionar não somente quanto ao presente porém também ao futuro.

Lembre sempre de focar na experiência do consumidor, em criar um relacionamento bom, obter fidelidade dos seus clientes, transformar detratores em promotores, e assim, consequentemente, aumentar sua lucratividade.

 

Conheça a IndeCX– Ferramenta de Medição e Análise de Fidelidade e Satisfação de Clientes!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *