Consumidor 3.0: O que você precisa saber sobre esse consumidor conectado

Todo mundo sabe que a experiência do cliente é essencial para manter uma fidelidade e um relacionamento duradouro. Para isso é necessário entender e estudar o mercado e, principalmente, o comportamento do consumidor.
Este perfil e comportamento tende a mudar com o tempo e foi aí que nasceu uma forma de classificar os consumidores e o mais atual é o consumidor 3.0.

Munido de tecnologia e muito bem informado, o consumidor 3.0 tem uma expectativa maior com a experiência compra em relação aos outros perfis de consumidores.
O consumidor 3.0 usa as redes sociais como verdadeiros canais de atendimento e relacionamento entre as marcas e, fazendo com que a rede da marca/serviço vire referência de qualidade. Além de usar para pesquisas de mercado, tem o poder de decisão e opinião quanto a reputação da marca na rede, daí a importância de redes sociais, sites de reclamações, opiniões e avaliações, pois este consumidor está consultando tudo, a todo momento, para saber referências sobre sua marca e seu produto.

E quem acredita que esse consumidor são apenas os mais jovens está errado. Esse perfil novo atinge faixas etárias diferentes, afinal, quem não está conectado à novas tecnologias hoje em dia?

Características do consumidor 3.0

Para definirmos o consumidor 3.0 basta pensarmos em termos como: conectado, global, digital, cheio de informação, moderno, entre outros.

É aquele cliente que está antenado a tudo, que além das lojas físicas, consulta suas redes sociais, divergências de preços no seu site e dos concorrentes e aí sim, decide onde e como irá realizar sua compra. Ele quer sempre o melhor produto, melhor serviço e claro, o melhor atendimento. E o mais importante: ele se dispõe a pagar mais caro por uma experiência de excelência.
E como eram os outros perfis dos consumidores e o que os difere do 3.0?

Veja este quadro abaixo e entenda como eles se comportavam em tempos diferentes.

 

 

Como atingir o novo consumidor

Primeira dica é: Esteja conectado.

Estar presente em todas as redes sociais não é mais um diferencial e sim uma obrigação. Então cuide das suas redes, esteja nos aplicativos e comunique-se com seu cliente através dessas ferramentas.

  • Invista na melhore equipe de atendimento

Treine sua equipe, invista em cursos, treinamentos, palestras voltadas a Customer Experience (CX). Os capacite e os atualize para melhor atender seu cliente.

  • A indicação é o melhor fator na decisão de compra

Este cliente, mais do que nunca, é um cliente que procura por indicação então a indicação “boca a boca” ou “digital” possui forte influência na sua escolha por um determinado produto ou marca.
Além das avaliações e opiniões online, outro fator que influencia na decisão é o bom e velho boca a boca.

  • Se atualize e acompanhe

Se atualize sempre a respeito dos desejos e necessidades dos consumidores do seu mercado, acompanhe as tendências e o que sua concorrência anda fazendo, este consumidor, mais do que nunca, possui ferramentas para comparar você com seus concorrentes a todo instante.

 

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